sábado, 15 de agosto de 2009

UMA VISITA NO DESERTO - Lições de Liderança



Dentre os personagens bíblicos mais conhecidos está Moisés. Um homem a quem Deus usou para libertar o povo hebreu, que sob domínio escravista, estava humilhado pela maior potencia mundial, em sua época. E através de milagres operados de forma extraordinária, conduziu a nação escolhida em sua saída do Egito. Foi esse homem que com uma vara na mão, viu o mar vermelho se abrir e em seguida testemunhou os hebreus passarem a pé pelo meior do mar (Êxodo 14: 22) E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.
A história de Moisés, ainda hoje, é lida e estudada para se obter lições na área de liderança. Mas é muito importante dizer que houve alguém que instruiu a este ícone, durante uma visita no deserto.
Ao longo do processo da libertação do povo hebreu, Moisés passou por alguns níveis de conversações. Teve que conversar com Arão, com os anciãos do povo e com o próprio povo, e só depois, compareceu perante faraó e sua cúpula maligna. Até aí, ele estava cumprindo as etapas que, sem dúvida, precisava de compromisso com Deus, compaixão pelo povo hebreu e coragem para enfrentar a faraó. Mas depois que o povo seguiu pelo deserto, as exigências sobre os ombros de Moisés, aumentaram em muito. Pois, logo após a saída do Egito, a promessa de Deus feita a Abraão, quanto a sua descendência, começara a se cumprir. “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção” (Gênesis 12:2). O povo tornara-se incontável. “E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada” (Gênesis 13: 16). E para fazer valer a condução do povo até a terra prometida, precisaria mais do que um guia turístico. Seria necessário um líder espiritual diferenciado.
Lendo o livro do Êxodo se percebe que em algum momento, durante o tempo em que ocorreram as pragas no Egito, Moisés, provavelmente, tenha enviado sua esposa e filhos de volta para Midiã, a fim de protegê-los. “E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara” (Êxodo 18: 2). Logo após a libertação do povo de Israel, o Senhor guiou o seu povo pelo caminho do deserto, realizando grandes feitos e, dentre esses milagres, está o suprimento ao seu povo com água, a qual saíra da rocha (Êxodo 17: 6) e na seqüência, a vitória dada na batalha contra Amaleque. (Êxodo 17: 9-13). Em seguida, veio o sogro de Moisés, ao seu encontro, trazendo consigo sua esposa e seus dois filhos. Ao rever sua família, Moisés deve ter se alegrado muito. Porém ele jamais calcularia o valor da visita que recebera da parte do sogro.
O libertador levantado por Deus, já vencera etapas importantes na missão dada por Jeová. Mas a partir de agora, suas responsabilidades se multiplicavam, pois o povo precisaria de orientações e julgamentos freqüentemente. A cada instante era maior o número de pessoas que procuravam a Moisés para resolver suas questões e tornou-se uma sobrecarga para ele. Foi aí que Deus se utilizou de Jetro, sacerdote em Midiã, para através de uma bem-aventurada visita, orientar ao seu servo Moisés, a respeito de como deveria ser o seu comportamento e atitude para com o povo de Deus.
Se você deseja conhecer e entender o desenrolar da conversa de Jetro com Moisés, para aprender algumas lições na área de liderança adquira o livro “Uma visita no deserto” do pastor Jayro Kaillo.
O GRANDE DIRIGENTE É AQUELE QUE NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM A SUA PRÓPRIA CARREIRA E SIM COM A CARREIRA DOS SEUS COLABORADORES.
H. S. M. Burns

Pr. Jayro Kaillo
(84) 9416.3172 / 3653.1158

Um comentário:

  1. foi muito agradavel sua passagem conosco aqui no campo NOVA ANANINDEUA...Deus continue o abençoando....ja estamos aguardando seu retorno.....forte abraço

    ResponderExcluir